domingo, 13 de novembro de 2011

Dica: Parar um Sangramento Nasal

Apesar de ser assustador ver sangue saindo do nariz, ficar calmo é muito importante. Se você seguir os passos abaixo, você deve conseguir conter o sangramento nasal.

Imagem:CAQRCDAB_9.jpg


Método da Pinça

  1. Segure o nariz com dois dedos, pinçando o septo nasal (a pele entre as narinas). Existe uma veia que passa ali que é a culpada de 99% dos salgramentos nasais. Pressionar pode segurar o fluxo de sangue, parando o sangramento e acelerando a coagulação.
  2. Encontre um banheiro enquanto continua a segurar o nariz. Agora que você retardou o sangramento pinçando o nariz, você deve encontrar um banheiro onde possa se limpar depois do sangramento terminar.
  3. continue pressionando por pelo menos cinco minutos. Solte periodicamente para ver se ainda está sangrando (É uma boa hora para rápidamente lavar qualquer sangue das mãos e pegar uma toalha de papel para segurar de modo que o sangue fique no papel e não nas mãos). Se estiver sangrando, continue segurando. Não veja se parou a cada 30 segundos, uma vez que a pressão constante é importante para estancar o sangue.

Método da Pressão

  1. Encontre duas pequenas depressões na parte de trás do crânio, aproximadamente a quatro dedos da base do crânio (na linha do topo das orelhas) e quatro dedos do meio do crânio. Se você tivesse olhos atrás da cabeça, é ali que eles ficariam.
  2. Pressione as cavidades firmemente, mas sem machucar, e se você pressionou corretamente, o sangramento deve parar imediatamente. Mantenha a pressão por cinco minutos e solte. Se o sangramento recomeçar, repita o processo, mas segure por mais tempo: Você deve ter que manter a pressão por dez a quinze minutos para estancar completamente.

Método do Lábio superior

  1. Faça um "cigarro" de gaze de mais ou menos 5 cm de comprimento e um pouco mais grosso do que um lápis.
  2. Coloque o tubo abaixo do seu lábio superior e empurre para cima da gengiva, fechando o lábio sobre ele.
  3. Aplique pressão comprimindo seu lábio sobre o tubo. Incline a cabeça para a frente.

Nenhum comentário: