domingo, 13 de novembro de 2011

Conhecendo a Leucopemia

Conhecendo a Leucopemia
Leucopenia não é considerada uma doença, mas a redução do número de leucócitos no sangue indicada no exame de sangue completo, o hemograma. Os leucócitos atuam basicamente no combate a infecções. Essa redução pode ser causada por uma doença, mas pode, também, se apresentar em indivíduos sadios, sendo nesse caso, chamada de "falsa leucopenia".
Inúmeras doenças podem ser a causa da redução dos leucócitos: viroses comuns, como gripe, mononucleose, hepatite, leucemias, linfomas e a aplasia ou hipoplasia da medula óssea. A leucopenia também pode ter origem tóxica, causando a inibição da formação de leucócitos pela medula óssea por elementos chamados leucopenizantes - compostos químicos, como certos medicamentos, quimioterapia e álcool.
Não existe um sintoma específico. No entanto, níveis muito baixos de leucócitos podem levar a mais propensão a infecções. Felizmente, essa é uma situação raramente observada.
Qualquer laboratório de patologia está apto a identificar pacientes com leucopenia, pois a contagem de leucócitos faz parte do hemograma.

Nenhum comentário: